O que é o HA Proxy?
O HAProxy (High Availability Proxy) é um balanceador de carga e servidor proxy de código aberto projetado para aplicações TCP e HTTP. Ele é conhecido por sua disponibilidade, confiabilidade e capacidade de distribuir o tráfego entre vários servidores, seja para websites, aplicações ou serviços.
A seguir, são listados os passos para configurá-lo e é apresentada uma topologia.
O primeiro passo é configurar os Real Servers, que são os servidores físicos ou virtuais que serão usados para balancear a carga ou atuar como proxies.
Para isso acesse Service>HAProxy>Settings
Clique na aba Real Servers e na opção Real Servers
Clicar no sinal de "+" para configurar uma nova entrada
Preencher com as informações conforme imagem abaixo clicar em Save.
Os principais campos são:
- FQDN or IP que é o servidor que receberá o direcionamento.
- Port que é a porta a ser utilizada
Além disso, é necessário fornecer um nome (identificação) e uma descrição para cada servidor.
Após a criação dos Real Servers, é necessário criar os Backend Pools, que consistem em agrupar os servidores adicionados anteriormente para formar um conjunto de servidores. Os Backend Pools gerenciam o monitoramento da integridade e a distribuição de carga. É importante configurar um pool de back-end mesmo se você tiver apenas um servidor.
Acesse a aba Virtual Services>Backend Pools
Novamente clicar no sinal de "+" para uma nova adição.
Preencher os campos Name, Description e em Servers inserir o "Real Servers" criado anteriormente, as outras opções deixe default e clicar em Save
Após a criação do Backend Pool, é necessário configurar o Public Server, que é responsável por escutar as conexões dos clientes e encaminhar os dados das solicitações dos clientes para o Backend Pool selecionado para balanceamento de carga ou proxy. É importante observar que todo serviço público deve estar associado a um Backend Pool previamente criado.
Acesse a aba Virtual Service>Public Service
Novamente clicar no sinal de "+" para uma nova adição.
Inserir Name e Description.
Em Listen Addresses Configure endereços para este Public Service, ou seja, 127.0.0.1:8080 ou www.example.com:443 ou seja ip e porta que vão servir de entrada para o chegar ao host físico configurado no Real Servers não necessariamente deve ser um IP público.
E em Default Backend Pool inserir o pool criado anteriormente e clicar Apply
No campo Listen Addresses, configure os endereços para este serviço público, como por exemplo 127.0.0.1:8080 ou www.example.com:443. Isso significa que você está definindo o IP e a porta de entrada que redirecionarão para o host físico configurado nos Real Servers. Não é necessário que seja um IP público.
Em Default Backend Pool, selecione o pool criado anteriormente e clique em Apply."
Realizada todas as configurações você pode validar se existe algum erro clicando em "Test syntax"
Caso não contenha erros a mensagem abaixo será exibida.
Após garantir que todas as configurações estejam corretas, basta clicar em Apply e a configuração estará concluída.
Conclusão
Este artigo descreve uma configuração básica do HAProxy, que serve como um ponto de partida para implementações mais avançadas. É importante ressaltar que o HAProxy oferece uma ampla gama de opções e recursos adicionais que podem ser explorados com base nos requisitos específicos e no propósito da implantação.
Se você precisar de assistência ou suporte personalizado para suas configurações de HAProxy, nossa equipe especializada está à disposição para ajudá-lo a atingir seus objetivos.